quarta-feira, 25 de maio de 2011

O surgimento da Psicanálise

Bem, vou contar uma breve história sobre o surgimento da psicanálise. Creio que todos já ouviram falar de Freud, se não, pelo menos já devem ter ouvido aquela música de Garota Safada só Freud explica se é loucura sonhar, pois bem sem mais rodeios. Freud foi o fundador da Psicanálise, nasceu em 1856, na Áustria e formou-se em medicina.

No inicio ele estudava os distúrbios mentais, a sua compreensão e seu tratamento. Porém certo dia ele foi convidado para trabalhar com Brever um médico. Brever tinha uma paciente que se chamava Anna O., e que por motivos pessoais ele pediu para que Freud cuidasse dela. Ela, no entanto apresentava distúrbios físicos (enxaquecas, dores de estômago) sem que houvesse razões físicas para eles, pois eram manifestações corporais de problemas psíquicos. Freud utilizou um novo procedimento: que fazia com que Anna relaxasse e falasse. Ele dizia algumas palavras e pedia para que ela lhe dissesse a primeira coisa que viesse a sua cabeça. Depois de um tempo, Freud chamaria esse procedimento de “técnica de associação livre”. Ele, porém analisou que em certos momentos Anna reagia a certas palavras e não falava o que lhe vinha à cabeça, observou também que após fazer a associação livre de palavras, Anna estava muito abalada e falava muito. Freud desvendou que a vida consciente de Anna era determinada por uma vida inconsciente. Conversando com outros pacientes Freud descobriu que eles queriam a cura mais havia uma barreira inconsciente que impediam eles de se curarem. Desenvolvendo com outros pacientes esses métodos e novas técnicas de interpretação de sintomas, sonhos, esquecimentos, Freud foi inventando o que chamou de psicanálise, cujo elemento fundamental é o estudo do inconsciente e cuja finalidade era a cura de psicoses.

Esse vídeo vai esclarecer mais sobre a psicanálise.


Complemento:

http://www.cefetsp.br/edu/eso/filosofia/freudchaui.html

http://www.youtube.com/watch?v=HuQcuyjakDc

Fonte: Filosofia, Ed. Ática, São Paulo, ano 2000, pág. 83-87

Marilena Chauí

Um comentário:

Léo disse...

muito boa a história de Freud, ele foi um dos principais se nao o principal psicanalista de todos os tempos,e tem uma curiosidade, vi uma entrevista alegando que Freud sofreu de Bullying em determinado tempo de sua infancia, entre outros, porém superou tudo isso. muito bom Mayara parabéns!!!