terça-feira, 24 de maio de 2011

Psicologia na Prática!

Entrevista com a psicóloga Flávia Annita Passalacqua
Casada e com filhos adolescentes, Flávia Annita Passalacqua viu que lhe havia tempo, e, portanto, se matriculou em um curso pré-vestibular. Passou no vestibular e logo, ingressou e se formou em Psicologia na Universidade Católica do Rio de Janeiro. Ainda, estagiou no hospital psiquiátrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Atualmente, a Drª Flávia atende no PAM do Bom Jardim (unidade de saúde pública de Mossoró-RN), no INSS Mossoró (aos servidores), Hospital Militar de Mossoró, no colégio CEAMO, e ainda, dirige e produz o ‘PROGRAMA DIÁLÓGO’ na TCM - TV a cabo de Mossoró. Também, é muito solicitada para proferir palestras e conferências em universidades, prefeituras e outras entidades. Além disso, exerce outros trabalhos voluntários, termo preferido por ela. Com a agenda sempre repleta de compromissos, Dra. Flavia é uma jovem de 80 anos.
É com muita satisfação que os Administradores Neuróticos apresentam a entrevista com a psicóloga Flávia Annita Passalacqua, que aconteceu no PAM do Bom Jardim. Veja a seguir:
Administradores Neuróticos: O que nos chama bastante atenção é o fato de que, grande parte das empresas de Mossoró, não tem um psicólogo. Na opinião da senhora, qual é a missão profissional de um psicólogo? Que fato a senhora atribui para essa questão nas empresas mossoroenses?
Drª Flávia: Olha, eu considero a psicologia como uma ciência preventiva, embora, muitas vezes somos convocados para fazer curativa. Porque, infelizmente, a prevenção é um pouco ausente, exatamente pelo ponto que você tocou agora há pouco. Existem poucos psicólogos nos lugares em que deviam estar, principalmente nas escolas, nas empresas, nos hospitais e nos postos de saúde. O relacionamento em equipe é muito importante, então o psicólogo estaria lá exatamente para isso, para prevenir os conflitos que depois se tornariam em grandes problemas. Sabemos que uma equipe afinada e harmoniosa funciona bem e produz mais. As empresas deveriam realmente se interessar em ter psicólogos justamente para isso.

Administradores Neuróticos: Qual a sua filosofia de trabalho?
Drª Flávia: Eu atuo na psicologia como prevenção e com psicologia escolar. Presto assessoria em algumas empresas justamente para isso, prestar um trabalho. Aqui no PAM, trabalho a área curativa e de prevenção.
Administradores Neuróticos: Qual a importância do trabalho filantrópico?
Drª Flávia: É uma coisa maravilhosa o voluntariado, eu não chamo de filantrópico, o termo é mais individual já que trabalho sozinha. Eu venho aqui com essa missão de ajudar e realmente, eu acho o voluntariado, embora não seja muito considerado, que as vezes eu até tenho uma impressão que as pessoas tem um certo preconceito, agora não porque já me conhecem, conhecem o meu trabalho, mas no princípio sim. Percebi que aqui se dar muito valor ao que custa, quanto mais vale mais se cobra, e pra mim, eu não preciso disso, pra mim o verdadeiro valor do trabalho é a honestidade, dignidade e o amor que você tem pelo que faz. Existe uma compensação acima do dinheiro, o reconhecimento das pessoas, trabalho que é feito e o retorno em termo de saúde, é isso que me interessa.
Administradores Neuróticos: Quais são os métodos que a senhora utiliza?
Drª Flávia: Em terapia eu sou freudiana, a base. Mas a gente usa muito a terapia de apoio. Minhas técnicas são as do Freud, mas não é por isso que não enxergo valor nos outros métodos. Sou uma pessoa bastante aberta em termos de opinião, cada um defende o que acredita.
Administradores Neuróticos: Que recado a senhora pode dar aos empresários que não valorizam seus funcionários? E que contribuição poderia ser dada pelo psicólogo nessas organizações?
Drª Flávia: A única resposta seria o respeito. Para que eles tenham isso não é necessário de um psicólogo em sua empresa, como cidadãos é obrigação de todos possuírem o respeito pelo outro. Na maioria das vezes, principalmente quando a empresa é grande, e eles não podem ampliar, digamos assim, a fiscalização para saber como estão os funcionários, o psicólogo seria a pessoa mais adequada para tratar do bem estar dos colaboradores.
Obs.: Por motivos de distância da cidade em que mora e Mossoró, Mayara não pôde comparecer no dia da entrevista.

Nenhum comentário: