terça-feira, 31 de maio de 2011

Glossário da Psicanálise

Lembrei-me do Glossário do Behaviorismo, que auxiliou na compreensão de diversos termos. Dessa forma, no papel de um administrador neurótico, resolvi criar também o glossário da Psicanálise para reforçar o entendimento de vários conceitos discutidos em aula.  Veja a seguir e fique ainda mais neurótico como eu.
  1. Angústia: Reação emocional intensa como resposta a um perigo real ou imaginário.
  2. Catarse: Método terapêutico que permite a evocação e a revivência de acontecimentos traumáticos que foram reprimidos, permitindo a descarga dos afetos ligados a estes.
  3. Condensação: é um processo característico do pensamento inconsciente e no qual duas ou mais imagens se combinam para formar uma imagem composta que está investida do afeto derivado de ambas.
  4. Conflito: Na psicanálise, refere-se geralmente, ao conflito interno entre impulsos instintivos e entre as três instâncias, que são: id, ego e superego.
  5. Defesa: É o conjunto de manobras inconscientes que o ego se utiliza para evitar ameaças à sua própria integridade.
  6. Ego: É uma das três instâncias que Freud concebeu em um de seus modelos para explicar o funcionamento da mente humana. O ego é a parte organizada desse sistema que entra em contato direto com a realidade externa e através de suas funções tem capacidade de atuar sobre esta numa tentativa de adaptação.
  7. Fixação: Processo pelo qual o indivíduo permanece vinculado a modos de satisfação ou padrões de comportamento característicos de uma fase anterior de seu desenvolvimento da libido.
  8. Histeria: Tipos de neurose que se caracterizam principalmente pelos distúrbios funcionais de aparência orgânica, como paralisias, perturbações sensoriais, crises nervosas, sem evidência de patologia física, e que se manifestam de modo a sugerir que serve a alguma função psicológica.
  9. Id: Uma das instâncias da teoria estrutural do aparelho psíquico. O Id que opera em nível inconsciente contém os impulsos instintivos que se originam na organização somática e ganham aqui expressão psíquica e também idéias e recordações que por serem insuportáveis ao indivíduo foram reprimidas.
  10. Inconsciente: Conceito mais fundamental da teoria freudiana. Freud demonstrou que o conteúdo da mente não se reduz ao consciente, mas que pelo contrário a maior parte da vida psíquica se desenrola em nível inconsciente. Neste se encontram principalmente as idéias reprimidas, às quais é negado o acesso à consciência, mas que têm grande influência na vida consciente.
  11. Libido: É a energia inerente aos movimentos e transformações dos impulsos sexuais. Ela é a contrapartida psíquica da excitação sexual somática.
  12. Neurose: Termo que designa os distúrbios dos comportamentos, sentimentos ou idéias, que surgem como resultado de um conflito entre o id e o ego, onde uma tendência instintiva é reprimia pelo ego dando lugar á formação de sintomas neuróticos.
  13. Objeto: Para a Psicanálise significa aquilo através do que um impulso instintivo pode obter satisfação. Pode ser uma pessoa, uma entidade ou um ideal. Os objetos podem ser reais ou imaginados.
  14. Pré-Consciente: Refere-se aos pensamentos que não são conscientes em certos momentos, mas que podem chegar espontaneamente à consciência ou por evocação do próprio indivíduo. Diferem dos pensamentos inconscientes que por terem sido reprimidos não têm acesso à consciência a não ser em circunstâncias muito especiais.
  15. Psicanálise: Disciplina criada por Freud que consiste em um método par investigação dos processos mentais, um método de tratamento das desordens psíquicas e um corpo e teorias que tenta sistematizar os dados introduzidos pelos métodos psicanalíticos mencionados acima.
  16. Psicose: Perturbação grave das funções psíquicas que se caracteriza principalmente pela perda de contato com a realidade, pela incapacidade de adaptação social, por perturbações da comunicação e ausência de consciência da doença. Para Freud a psicose é resultado do conflito entre o ego e o mundo exterior. Diante da frustração de fortes desejos infantis, o ego nega a realidade externa e procura construir através do delírio um mundo interno e externo de acordo com as tendências do id.
  17. Regressão: Processo defensivo do qual o indivíduo, a fim de evitar a angústia, retorna a uma fase anterior do desenvolvimento, apresentando os padrões de comportamento daquela fase.
  18. Sublimação: Processo pelo qual a energia dos instintos sexuais é deslocada para atividades ou realizações de valor social ou cultural, como as atividades artísticas ou intelectuais.
  19. Superego: Uma das três instâncias da personalidade, que Freud concebeu em um dos modelos do aparelho psíquico. O superego é formado a partir das identificações com os genitores, dos quais ele assimila as ordens e proibições. Assume então o papel de juiz e vigilante, formando uma espécie de autoconsciência moral.
  20. Transferência: Processo pelo qual o indivíduo recapitula em suas relações atuais, especialmente com seu terapeuta, as relações que teve com seus genitores na infância.
REFERÊNCIAS
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

Nenhum comentário: