sábado, 11 de junho de 2011

Grupo X Equipe

         Novamente, a INTERDISCIPLINARIEDADE. É incrível como diferentes disciplinas se complementam, reforçando ainda mais o conhecimento adquirido. Portanto, nesta postagem, PSICOLOGIA e TGA (Teoria Geral da Administração) estarão em parceria, para que entendamos o que são GRUPOS e EQUIPES.
Recentemente na aula de Psicologia, discutimos sobre os conceitos de grupos e equipes nas organizações. Muitas pessoas tendem a confundir GRUPO e EQUIPE como se fossem a mesma coisa, mas estou aqui para informar que estes são DIFERENTES. Pois é, toda  equipe é um grupo, mas nem todo grupo é uma equipe.

-  Espere aí seu Alan Fernando, não entendi nada!

- Calma meu caro(a) leitor(a), não fique neurótico, pois vou lhe dar uma explicação.

No grupo todos trabalham voltados para os mesmos objetivos e têm seus papéis e funções bem definidos. Neste, as pessoas tanto podem trabalhar juntas, como também tem capacidade de exercer suas tarefas individualmente (cada um por si). Dessa forma, nota-se que o desafio e a MOTIVAÇÃO no trabalho poderão ser menores.

Assim como nos grupos, nas equipes todos trabalham voltados para os mesmos objetivos e também, tem seus papéis e funções definidos. Entretanto, trabalhar em equipe é mais desafiador e motivador. Neste, o ambiente se torna mais produtivo, visto que a colaboração é mútua e, portanto, tem-se melhor comunicação, mais criatividade, acréscimo de conhecimento entre os integrantes, dentre outros. A equipe alcança suas metas de forma compartilhada.

- É caro escritor neurótico, entendi, mas onde entra TGA? Eu te peguei!

- Não mesmo, deixa eu falar das técnicas de Desenvolvimento Organizacional.

         Na disciplina de TGA, estudamos a teoria do Desenvolvimento Organizacional, que surgiu a partir das idéias de vários autores, a respeito do ser humano, da organização e do ambiente em que estes crescem e se desenvolvem. Muito interessante é saber que esta teve origem na teoria comportamental que buscava entender o comportamento organizacional. Dentre as técnicas presentes no Desenvolvimento Organizacional está o “desenvolvimento de equipes”. 

A idéia básica do Desenvolvimento de Equipes é construir equipes através da abertura de mentalidade e de ação das pessoas. No trabalho em equipe são eliminadas as diferenças hierárquicas e os interesses específicos de cada departamento ou especialidade, o que proporciona uma predisposição sadia para a interação e, conseqüentemente, para a criatividade e inovação, como foi explicado anteriormente.

Para a realização deste, é preciso reunir várias pessoas de diversas áreas da organização, que se reúnem sob a coordenação de um consultor (líder) e um psicólogo, que observam e controlam as críticas mútuas, procurando um ponto de encontro em que a colaboração seja mais frutífera e eliminando as barreiras interpessoais de comunicação pelo esclarecimento e compreensão de suas causas.

Já que foi entendido a diferença de grupo e equipe, e nesse contexto, uma das relações super interessantes da Psicologia com outras disciplinas, vou pensando no próximo texto e ficando ainda mais neurótico. Até mais ver caro(a) leitor(a) neurótico(a).

REFERÊNCIAS
MONTEIRO, Manuela Matos & FERREIRA, Pedro Tavares, 2007. Ser Humano – 2ª parte Psicologia B 12º ano. Porto Editora, Porto.

Nenhum comentário: