sábado, 18 de junho de 2011

Questões sobre Personalidade!

        1)  Explique o conceito de personalidade
Personalidade é um conjunto de características, de elementos com formatação própria, relativamente estáveis e organizadas particularmente. Ela se revela de acordo com o ambiente, aprendizado e o meio em que o indivíduo está. A personalidade é um junção de traços psicológicos com o meio.


2) que são barreiras situacionais, interpessoais e intrapessoais?
Barreiras são as frustrações na manifestação da personalidade. Ela se divide em três principais tipos: as barreiras situacionais que podem ser de dois tipos, a barreira física e a de ambigüidade. A primeira refere-se ao certo impedimento no bem estar psicológico, quando queremos resolver algo e temos dificuldade em atingir o nosso objetivo. Por exemplo, quando ao preparar o almoço, acaba o gás. A segunda refere-se a uma ausência de indicadores claros, que impede o indivíduo de realizar um objetivo. Por exemplo, ao assistir aula, falta energia e não há possibilidade da professora concluir o conteúdo. Ressalta-se que ambas são provisórias, transitórias, ou seja, restringem naquele momento. Essas barreiras atingem os indivíduos dentro das organizações. Quando tarefas e espaço organizacional não são bem definidos, torna-se difícil a conclusão dos objetivos. Há situação de ambigüidade quando uma pessoa é punida e recompensada pelo mesmo tipo de comportamento, em condições semelhantes.


 3) Como a personalidade pode manter-se relativamente estável e, ao mesmo tempo, desenvolver-se?
A personalidade de mantêm estável com o decorrer do tempo, porém ela não deixa de sofrer influências do meio ao interagir com ele. Os traços psicológicos podem se desenvolver e se modificar. A organização desses traços psicológicos pode ser afetada profundamente pelo meio em que o indivíduo habita, ao mesmo tempo pode ser favorável ao impedir que o indivíduo se ajuste. Alguns fatores que podem levar o indivíduo se desintegrar da personalidade causando um desajustamento emocional são: as frustrações, as pressões físicas ou psicológicas e o stress que o indivíduo sofre.


4) Qual a relação existente entre personalidade e meio ambiente?
A personalidade é um conjunto de traços psicológicos com propriedades particulares, relativamente permanentes e organizadas de forma própria. Ela se revela na interação do indivíduo com o seu meio ambiente e individualiza a maneira de pensar, de ser, de sentir e de agir de cada pessoa. A relação entre a personalidade e o meio ambiente é que a personalidade muda com a interação com o meio, fazendo com que cada indivíduo internalize a vivência.


5)  Quais os problemas encontrados da avaliação da personalidade encontrados pelos psicólogos?
 A complexidade dos indivíduos tem sido um dos principais problemas encontrados pelos psicólogos na avaliação da personalidade. A multiplicidade verbal reflete a multiplicidade de traços de personalidade observados e dificulta o trabalho do psicólogo em identificar um número operável de traços úteis para descrever o indivíduo e predizer seu comportamento. Além disso, os traços psicológicos assumem dimensões e relevância diferentes, dependendo da situação que o indivíduo vive em cada momento determinado. Cada indivíduo possui características diferentes, modo de agir, de pensar, etc, que não dá para ser avaliados e comparados com o de outros indivíduos.
Mas, em princípio, nada mais é do que a própria dinâmica da personalidade, que as tentativas de avaliação psicológica pretendam inutilmente aprender.
Os testes de personalidade não constituem meio mágico de revelar as complexidades da pessoa. São métodos de provocar comportamentos em situações mais ou menos controladas. O valor preditivo dos testes de personalidade depende, em grande parte, da validade da teoria que relaciona o comportamento no teste com o comportamento que se tenta prever. 

Nenhum comentário: