terça-feira, 14 de junho de 2011

Questões acerca do Comportamento Produtivo e Contraproducente do Funcionário

1) EXPLIQUE COMO AS CARACTERÍSTICAS PESSOAIS E AMBIENTAIS INFLUENCIAM NO DESEMPENHO NO TRABALHO DE FORMA PRODUTIVA E CONTRAPRODUTIVA.
         Os fatores pessoais e ambientais atuam diretamente na motivação dos funcionários. Por sua vez, satisfeitos estes a organização obterá um desempenho eficiente. As características pessoais podem ser analisadas em grande maioria, dos níveis de habilidade dos funcionários. Pessoas com alto nível de habilidade têm maior desempenho e, conseqüentemente são mais produtivos. Todavia, funcionários com baixos níveis de habilidade têm desempenho inferior, fazendo com que o nível de produção caia. Ainda, o ambiente afeta o desempenho da produção de diversas formas, pois estes influência de forma positiva e negativa na motivação dos funcionários. Um ambiente bem estruturado facilita a prática de tarefas, aumentando o desempenho da produtividade e diminuindo as limitações. Em contrapartida, em ambientes desestruturado diminui o desempenho, desmotiva os funcionários resultando na diminuição da produção.

2) QUAL A RELAÇÃO POSSÍVEL ENTRE HUMAN FACTORS, MOTIVAÇÃO E DESEMPENHO.

      É possível que as pessoas desempenhem um bom trabalho se tiverem apenas motivação e habilidades necessárias para o tal. Porém, o desempenho pode ser bloqueado por limitações organizacionais. Um treinamento inadequado pode interferir negativamente no desempenho dos funcionários. Já, se estes se adéquam as necessidades, o nível de motivação e habilidades é acrescentado, resultando positivamente no desempenho. Motivação é uma característica individual que se desenvolve tanto por parte do funcionário como pelas condições ambientais. Um exemplo disso foi citado na questão anterior.

3)      DEFINA E DIFERENCIE GRUPOS E EQUIPES E INDIQUE O PAPEL DOS MESMOS NA ORGANIZAÇÃO.

      Grupos é uma união de duas ou mais pessoas que interagem umas com as outras e dividem algumas tarefas, visando objetivos inter-relacionados. Uma equipe é um tipo de grupo, mas com três prioridades especificas, as ações dos indivíduos devem ser interdependentes e coordenadas, cada membro deve ter um papel especifico determinado e deve haver tarefas com o mesmo objetivo. A diferença entre grupos e equipes é importante, todas as equipes são grupos, mas nem todos os grupos são equipes. Em um grupo as pessoas trabalham juntas, mas podem realizar seus trabalhos sozinhos; já uma equipe é um grupo de pessoas que não podem realizar seu trabalho, pelo menos não eficientemente, sem os membros de sua equipe. O papel dos grupos e equipes é de suma importância para o bom funcionamento das organizações, visto que são as pessoas que são agentes transformadores das mesmas. Para que a organização trabalhe eficientemente, os indivíduos devem coordenar seus esforços dentro de seus próprios grupos, e os grupos devem coordenar esforços entre si.

4)      APRESENTAR E DISCUTIR OS CONCEITOS CENTRAIS DOS TEMAS GRUPOS E EQUIPES.
       Em relação a grupos vamos considerar quatro conceitos importantes: Papéis, normas, coesão e perda no processo. Já em relação à equipe, os aspectos importantes são o envolvimento e o modelo mental. O papel refere-se à função e responsabilidades dos indivíduos que são diferentes nos grupos. As normas são regras de comportamentos informais aceitas pelos membros de um grupo de trabalho. A coesão do grupo é a soma de forças que atrai os membros de grupos e os mantêm unidos. Por fim, a perda no processo refere-se ao tempo e esforços dedicados a manutenção do grupo como a solução de conflitos. Sobre equipe, o envolvimento é a força do envolvimento de um indivíduo com a equipe, refere-se à compreensão comum entre os membros da equipe, quanto à tarefa á equipe e equipamentos utilizados.

5)      DISCUTIR OS PROCESSOS QUE POSSIBILITAM MELHOR DESEMPENHO NO GRUPO.

      O desempenho do grupo é freqüentemente inferior á soma dos desempenhos de um mesmo número de indivíduos trabalhando sozinhos. Nas tarefas cumulativas é o que o desempenho total é a soma dos desempenhos individuais, o fenômeno da negligencia social explica que quanto maior o grupo, menor esforço empenhado por indivíduo. O pensamento em grupo explica como pessoas experientes na tomada de decisão podem falhar nessa incumbência quando participam de grupo de decisão. Três tipos de intervenção têm o potencial para melhorar o funcionamento e o desempenho dos grupos. Grupos de trabalho autônomos recebem a responsabilidade por trabalhos internos como fabricar produtos completos como aparelhos ou automóveis. Os círculos de qualidade são grupos de funcionários que se reúnem periodicamente para propor soluções aos problemas relativos ao trabalho. A criação de equipe é uma das inúmeras intervenções projetadas para melhorar o funcionamento das equipes de trabalho.
6)      RELACIONAR OS CONCEITOS MAIS IMPORTANTES DOS DOIS CAPÍTULOS TENDO COMO EIXO O DESEMPENHO NA E DAS ORGANIZAÇÕES.
          O desempenho em equipe pode ser mais satisfatório do que em grupo. É importante lembrar que em grupos as pessoas têm capacidades de exercer suas funções individualmente dessa forma, é menos desafiados e conseqüentemente, menos motivados. Todavia, na equipe as funções dos indivíduos são interdependentes. Isso contribui para que, o desafio seja maior e mais motivador, assim, o desempenho é mais satisfatório. Ainda, os diferentes níveis de habilidade se complementam acrescendo, a cada integrante maior habilidade e, assim também, maior motivação e desempenho.

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