sábado, 18 de junho de 2011

Questões sobre MOTIVAÇÃO!

Estudo de Caso
Uma grande companhia de seguros estabeleceu, dentro de seu plano de incentivos, um prêmio de excelência para seus gerentes. Esse prêmio era constituído por uma quantia em dinheiro equivalente a um terço do salário mensal. A distribuição do prêmio era feita com base na avaliação realizada pelos superiores quanto à adequação do gerente à companhia, ou seja, a seus padrões de comportamento e normas e também quanto à sua produtividade. A ênfase, entretanto, era dada à adequação aos padrões de comportamento. O prêmio de excelência foi implantado durante um ano, sendo observadas as seguintes conseqüências na companhia: alto grau de ansiedade e tensão entre os gerentes, tanto naqueles que receberam quanto naqueles que não receberam o prêmio de excelência. Entre os gerentes beneficiados com o prêmio de excelência, não se observou aumento de produtividade relevante e alguns deles abandonaram a companhia. Entre os que permaneceram, observou-se uma reação muito crítica à política de incentivos adotada e a própria companhia.

a) Explique e justifique as causas das conseqüências observadas, fundamentando-se nas teorias já estudadas.

A motivação é gerada de características pessoais e nas organizações não é diferente. O estudo de caso aborda o hedonismo, onde as pessoas buscam o grau de excelência, satisfação profissional. No entanto, ao analisarmos o que os behavioristas estudam, vê-se que os mesmos enfatizam o aprendizado que o indivíduo adquire e a relação com o comportamento. Como vimos no estudo, os gerentes insatisfeitos comportam-se de forma crítica à política de incentivos adotada pela companhia. Houve uma barreira situacional, a forma como os mesmos responderam aquela situação. Já para os gerentes que foram premiados houve uma ambigüidade de comportamentos, visto que alguns não aumentaram a produção e outros abandonaram a companhia diante de uma mesma situação (a premiação). Sigmund Freud acreditava na ênfase de comportamentos baseados na necessidade de satisfação dos instintos. Lewin afirmava haver tensões causadas entre os membros de mesmo grupo e explicava que o comportamento está sujeito as influências das percepções e sentimentos do indivíduo, mas as tensões são voluntárias e desaparecem a medida que a ação é realizada. O que ocorreu no momento em que os gerentes estavam tensos após a premiação.

b) Sugira soluções e alternativas para esse plano de incentivos.
Uma das principais ações a ser cumpridas é a adequação do modo em que sejam implantados os incentivos a produtividade. Motivar seus funcionários em relação a essa questão, o comportamento ligado a produtividade pode ser influenciada e reforçada. Quanto a personalidade, não há para fazer, visto que a mesma é bastante subjetiva e não é igual para todos. 

Nenhum comentário: