segunda-feira, 13 de junho de 2011

Comportamento Humano nas Organizações

Fonte da Imagem


Todos nós já sabemos que uma organização só funciona bem e alcança seus objetivos quando seus funcionários desempenham suas tarefas eficientemente. Todavia, as pessoas só poderão desempenhar bem o seu trabalho, se tiverem a motivação e as habilidades necessárias para tal. As práticas organizacionais e as condições de trabalho podem aprimorar essas habilidades ou servir como limitações que interferem o desempenho no trabalho. Habilidade e motivação resultam em desempenho, mas podem ser bloqueadas pelas limitações. Um bom desempenho no trabalho requer habilidade e motivação. As limitações organizacionais, como treinamento inadequado, podem interferir negativamente no desempenho.
Há três tipos de comportamento no trabalho, são eles: produtivo, de cidadania e o contraproducente. O produtivo, como o próprio nome sugere, é o tipo de comportamento que origina bom desempenho na produção, nos andamentos das atividades. O de cidadania é definido como o que vai além das exigências formais do trabalho e que é benéfico para toda a organização, ele envolve comportamentos altruísticos (ajudar ao seu colega mesmo não sendo necessário) e de conformidade (o seguimento das regras). No comportamento contraproducente, a sua característica principal é a destruição, representada por agressão no trabalho, hostilidade com os outros colegas, sabotagem e roubo. Esse tipo de comportamento pode gerar custos enormes para empresa, e claro, afeta o bem estar organizacional.
O comportamento produtivo e contraproducente dos funcionários no trabalho é uma área de interesse para a psicologia organizacional. O desempenho no trabalho, a ausência e a rotatividade têm sido os principais focos de atenção nas pesquisas e na prática, o desempenho no trabalho é resultado da ligação entre motivação e habilidade. As pesquisas realizadas nos últimos tempos sugerem que melhorar o controle das pessoas no trabalho pode reduzir seu comportamento destrutivo.


Referências:
MONTEIRO, Manuela Matos & FERREIRA, Pedro Tavares, 2007. Ser Humano – 2ª parte Psicologia B 12º ano. Porto Editora, Porto.

Notas de Aula

Nenhum comentário: