terça-feira, 14 de junho de 2011

Satisfação no trabalho

A satisfação nos mostra como as pessoas se sente em relação ao trabalho que elas desempenham. A satisfação acontece quando as pessoas gostam do que fazem, porém a satisfação não vem gratuitamente, exige esforço e dedicação. Já a insatisfação acontece quando as pessoas não gostam do que faz, a mesma pode gerar custos de assistência médicas, absenteísmo, rotatividade, baixo compromisso organizacional, violência no local de trabalho, assédio moral e etc.

Dentro do estudo das satisfações no trabalho existem duas abordagens: a global que define a satisfação no trabalho como um sentimento único; e a abordagem de facetas que consistem em prêmios de reconhecimento.

Como o gestor pode avaliar a satisfação dos seus funcionários? A satisfação pode ser avaliada da seguinte maneira: o gestor ele pode perguntar aos seus funcionários como eles se sentem em relação ao seu trabalho, utilizando-se de questionários ou entrevistas.

Se o desejo de alcançar a meta estiver vigorosamente dentro de nós, não nos faltarão forças para encontrar os meios de alcançá-las e traduzi-la em atos de nossos projetos. (Albert Einstein).





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