sábado, 18 de junho de 2011

VIDA DE INSETO X LIDERANÇA E SATISFAÇÃO NO TRABALHO

Liderança é a capacidade de tomar iniciativas em situações sociais de planejar, executar tarefas e de organizar a ação de suscitar colaboração. Há algumas formas diferentes de estilos de liderança, entre elas:

Autoritária: no caso do gafanhoto chefe, ele agia de forma autoritária para com as formigas, sendo rígido e carrasco sem aceitar a opinião das mesmas.
Democrática: observa-se a característica de líder democrática na formiga Flick, onde ele reuniu todos os insetos e forneceu informações para a construção do grande pássaro, dando todas as diretrizes de objeto para  debate e decisão grupal.
Laissez Faire: esta é caracterizada pela falta de participação do líder, como quando Flick encontrou o circo de insetos, delimitando ações para com a vila das formigas. Além disso, o circo não solicitou informações ao líder e Flick também não disse nada, causando certa confusão entre as formigas. Observa-se a existência da dinâmica em grupo, visto que as formigas têm líder, coesão estrutura. Um fato interessante é quando o chefe malvado dos gafanhotos diz a princesa que o líder é responsável pelos erros do grupo. Logo, nota-se a responsabilidade do líder para com o grupo. 
Outro fator é que dependendo das situações, nota-se diferentes líderes como Flick, a rainha, a princesa e o gafanhoto chefe. Isto acontecia pelo fato de haver diferentes grupos, necessitando das ações de líderes situacionais. Sobre satisfação no trabalho, pode-se dizer que é a indicação de quanto os indivíduos gostam ou não de seus trabalhos. No filme, observa-se a insatisfação das formigas pelo fato de seu árduo trabalho ter que abastecê-las e abastecer aos gafanhotos malvados sem ser reconhecidas. E ainda no fim do filme, nota-se a satisfação devido a vitória das formigas sobre os gafanhotos. O trabalho delas torna-se mais justo e menos puxado. Outro fator importante é que as emoções dos trabalhadores estão ligadas a satisfação no trabalho. Agora, as formigas trabalham mais felizes sem a pressão dos gafanhotos.
Um funcionário reconhecido pelo grupo é mais satisfeito, antes, todos repudiavam o Flick, mas no fim, ele foi reconhecido por seu esforço.

Fonte da Imagem

Nenhum comentário: