domingo, 12 de junho de 2011

A personalidade de todos nós!

Fonte da Imagem



Personalidade é um conjunto de características relativamente estáveis e com organização particular, ou seja, é um conjunto de elementos com formatação própria. Esses traços psicológicos dos indivíduos estão em constante alteração com o meio, é uma junção de características hereditárias e o meio em que se desenvolvem no decorrer da vida. Cada pessoa tem um padrão único de características psicológicas, é comum ver irmãos gêmeos, na maioria das vezes de uma semelhança inacreditável, mas ao conviver e observar o comportamento desses indivíduos começamos a notar muitas diferenças (o estilo de música que curte, a maneira que se comporta, que fala, entre outras características individuais).


Há algumas barreiras que ocasionam frustrações na manifestação da personalidade como streess e pressões que podem causar a desintegração e um desajuste na mesma. São elas as barreiras situacionais, interpessoais e intrapessoais. A primeira refere-se a acontecimentos e situações imprevisíveis, são provisórias e transitórias, restringem naquele momento. A segunda se dar nos relacionamentos entre os indivíduos e tendem a ser mais duradouras. Por fim, a terceira refere-se limitações físicas e/ou subjetivas, são barreiras internas, que construímos ao longo da vida. Nas organizações, há avaliação da personalidade, por meio de entrevistas e testes de seleção. No entanto, há certa desconformidade nessa tentativa de avaliação, uma vez que a complexidade do ser humano dificulta medir as características da personalidade, ao contrário das capacidades individuais que podem ser medidas.


Referências:


MONTEIRO, Manuela Matos & FERREIRA, Pedro Tavares, 2007. Ser Humano – 2ª parte Psicologia B 12º ano. Porto Editora, Porto.

Notas de Aula

Nenhum comentário: