segunda-feira, 13 de junho de 2011

Motivação nas Organizações!

O termo motivação é utilizado para designar um problema do indivíduo isolado, porém, para compreender a motivação no trabalho, é preciso conhecer as causas pelas quais é ativada, forma de ação e direção. Há diferentes abordagens e concepções de estudo da motivação. Para os behavioristas, o que motiva o comportamento são as recompensas e punições decorrentes do comportamento passado do indivíduo. Freud afirmava que eram os instintos que forneciam fonte contínua e fixa de estimulação. Ainda há as teorias de Herzberg, Maslow (Hierarquia das Necessidades) e Lewin. O fato é que, a motivação é resultante de pulsões internas, de desejos e necessidades individuais que cada pessoa, como ser único, busca concretizar. O meio externo, portanto, as organizações, não são a origem da motivação humana. Conclui-se que, ninguém é capaz de motivar alguém, e sim, facilitar ou barrar a realização dos desejos e satisfação das necessidades.

A desmotivação é que pode ser ocasionada por frustrações constantes que levam o indivíduo à apatia e descontentamento. É o que acontece nas organizações, em ocasiões que ficamos chateados com algo que acontece no meio em que trabalhamos, com nossos colegas de trabalho e nossos chefes.

"No que diz respeito aos executivos das empresas, já não devem assumir o papel de controlador e sim o de motivadores. Ao motivar seus empregados, faz com que todos cresçam e um dia se tornem líderes, e que por sua vez educarão novos empregados".


Referências:

MONTEIRO, Manuela Matos & FERREIRA, Pedro Tavares, 2007. Ser Humano – 2ª parte Psicologia B 12º ano. Porto Editora, Porto.

http://www.escolalivre.net/fiquepordentro/4/motivacao

Notas de Aula

Nenhum comentário: