terça-feira, 14 de junho de 2011

Personalidade e suas barreiras

Personalidade é o conjunto de traços psicológicos com propriedades particulares. Ela se expõe na interação do individuo com seu meio ambiente e diferencia a maneira de ser, de pensar, sentir e agir de cada pessoa.

A personalidade ela se mantém estável com o passar do tempo, porém ela não deixa de sofrer a influencia do meio. O meio pode ajustar o individuo ou não. As frustrações, pressões psicológicas a as pressões físicas o stress sob o qual o ser humano vive são alguns fatores que podem levar à desintegração da personalidade e desajustamento emocional.

O que causa mais frustração no indivíduo é quando alguma barreira o impede de satisfazer algo que queira muito. Há três tipos de barreira:

1. Situacional;

2. Interpessoal;

3. Intrapessoal.

Barreiras situacionais: são geradas por fatores externos, por acontecimentos não previstos. Barreira física, por exemplo, quando uma pessoa perde a chave e não consegue entrar em casa. Outra barreira é a ambigüidade, quando não há indicadores claros para a pessoa cumprir seu objetivo, exemplo, quando tarefas não são bem definidas, torna-se difícil alcançar os objetivos.

Barreiras Interpessoais: é feita por pessoas ou grupos que impedem que você satisfaça o seu desejo. Quando um chefe impede um funcionário criativo de usar seu conhecimento e de colaborar mais ativamente no trabalho.

Barreiras Intrapessoais: são geradas por fatores internos do próprio individuo. É quando a pessoa não pode atingir seus objetivos por causa de alguma deficiência física ou mental ou à ausência de uma habilidade específica. Outro tipo é causado pela existência de motivos conflitantes da própria pessoa. Exemplo: o indivíduo que quer comer algo e não quer engordar.

Portanto com essas barreiras, o indivíduo inventa um mecanismo de defesa, porém, quando a situação é de muito stress, os mecanismos não conseguem agir, causando a diminuição das energias psicológicas levando o indivíduo ao desajustamento.



Fonte da Imagem



Nenhum comentário: