terça-feira, 14 de junho de 2011

Liderança: as atmosferas sociais

Dentro de um grupo existe um líder, ou seja, aquele que ocupa o cargo de direção do mesmo. A função do líder está relacionada com o poder social, com a capacidade que o líder tem de influenciar as pessoas dos grupos.

Existem três atmosferas sociais, são elas: autoritária, democrática e laissez-faire.

Ø A autoritária: ela fixa as decisões somente no líder; As técnicas e as providencias para o serviço são apontados pelo líder autoritário, uma por vez, de maneira que em grande parte as medidas por vir são sempre imprevisíveis; O líder ele define o que cada membro irá fazer; O líder inclina-se “pessoal” nos elogios e criticas ao trabalho de cada membro, ele só não fica fora da participação ativa do grupo quando faz demonstrações.

Ø A democrática: todas as diretrizes são itens de debate e decisão do grupo, estimulando e assistido pelo líder; A atividade ganha novas aparências durante o período de debates. Esquematizam-se providências gerais para atingir o alvo do grupo e, quando há necessidade de aconselhamento técnico, o líder sugere duas ou mais alternativas para o grupo escolher; Os membros têm a liberdade de trabalhar com quem quiserem e a divisão das tarefas é deixada ao grupo; O líder é “objetivo” e limita-se aos “fatos” em suas críticas e elogios; procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se de muito serviço.

Ø Laissez Faire: liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder; A única participação do líder no debate sobre o trabalho é propor ao grupo materiais variados e deixar claro que poderá fornecer informações, quando solicitadas; Absoluta falta de participação do líder; Comentários espontâneos e irregulares do líder sobre as atividades dos membros, a não ser quando perguntado, e nenhuma tentativa de avaliar ou regular o curso dos acontecimentos.

Fonte: Texto discutido em sala Liderança: Processos grupais e o comportamento organizacional.

Nenhum comentário: