sábado, 11 de junho de 2011

Liderança seu João

Você se lembra do João, o vendedor da loja de móveis? Senão, confira o texto “O João vai aprender e você também”. Pois é, o João se tornou o melhor dos vendedores do Mercadinho dos móveis com as dicas dos Administradores Neuróticos. E adivinha? João foi promovido para gerente da loja. Parabéns João, você merece. Agora você é um líder João. Mas João, qual é o seu estilo de liderança? ... Não sabe? Então vamos descobrir.
Para quem não sabe, liderança é a forma de conduzir um grupo de pessoas, para que resultados sejam alcançados. Um bom líder tem a habilidade de motivar e influenciar as pessoas, de forma positiva, para que estas contribuam com entusiasmo para alcançarem os objetivos da organização. Então João, reúna seus três vendedores e os motive para que a empresa ultrapasse as metas desejadas.
         
Seja comunicativo, demonstre paixão, inspire confiança, pregue disciplina, traga resoluções, conquiste o respeito dos funcionários e transforme o pessoal do Mercadinho dos Móveis em uma super equipe. Isso aí João, exerça uma liderança construtiva. Tudo bem João, você já sabia disso seu convencido, mas eu tinha que explicar aos leitores sucintamente o que é liderança. Calma, que agora vou explicar quais são os estilos de liderança.
         
A liderança pode ser Autocrática, Democrática e Laissez faire.  O líder autocrático é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, de modo imprevisível para o grupo. Além da tarefa que cada um deve executar, o líder determina ainda qual o seu companheiro de trabalho. O líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
             
Não precisa ficar mais neurótico, eu sei que você não se encaixa nesse tipo de liderança João. Vamos aprender sobre as demais. Na liderança democrática há participação dos liderados nas decisões. Aqui as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder. O próprio grupo esboça as providências para alcançar o alvo solicitando ajuda ao líder quando necessário, passando este a sugerir algumas alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com o debate. O líder procura ser um membro normal do grupo. Ele é objetivo e limita-se aos fatos nas suas críticas e elogios.

Então, você é um líder democrático, tudo bem João. Quer dizer que você ouve seus colaboradores e recebe as sugestões que eles têm construtivamente. Porém, conforme estudado ainda tem outro estilo de liderança, a Laissez faire. Nesta, os colaboradores tem mais liberdade na execução dos seus projetos, indicando possivelmente uma equipe madura, auto dirigida e que não necessita de supervisão constante. Só que também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los. 


Entendido João? ... De nada caro amigo é um prazer compartilhar conhecimento. Vê se não vacila hein GERENTE. Boas vendas e até o próximo post.

REFERÊNCIAS
MONTEIRO, Manuela Matos & FERREIRA, Pedro Tavares, 2007. Ser Humano – 2ª parte Psicologia B 12º ano. Porto Editora, Porto.

Nenhum comentário: