sábado, 11 de junho de 2011

Maior Motivação Melhores Resultados

Maior nível de habilidade = Maior motivação no trabalho = Maior desempenho da organização. 
Como assim? A capacitação propicia maior segurança e conhecimento acerca das habilidades que os profissionais possuem. Um funcionário quem tem um nível elevado de suas habilidades, tem maior confiança no que faz, executando suas tarefas com maior qualidade, e tudo isso resulta em melhores serviços para o consumidor final e redução de custos para a empresa. 
Diante disso, as empresas têm investido gradativamente em cursos de capacitação para seus funcionários, visto que o acréscimo nas habilidades de um funcionário gera maior motivação em suas ações e, portanto, maior produtividade para a organização. Porém, o fator motivação não depende apenas do nível de habilidade. É importante destacar que a motivação também depende de fatores internos aos indivíduos. Problemas financeiros ou familiares podem influenciar diretamente na motivação das pessoas. Logo, observa-se a importância de um psicólogo em empresas de grande porte, para que se tenha um diagnóstico dos fatores que estejam a prejudicar o trabalho dos colaboradores.
Contudo, é incontestável que a motivação leva ao alcance de melhores resultados. Não é à toa, que vez por outra escutamos alguém dizer que a motivação leva ao sucesso. Ainda, um ambiente de trabalho motivador é dotado de entusiasmo, criatividade e sinergia. Sem falar que quanto mais desafiador, mais motivador é o trabalho como foi abordado sobre equipes no texto “Grupo, equipe, Psicologia, TGA...” anteriormente.

REFERÊNCIAS
MONTEIRO, Manuela Matos & FERREIRA, Pedro Tavares, 2007. Ser Humano – 2ª parte Psicologia B 12º ano. Porto Editora, Porto.

Nenhum comentário: