sexta-feira, 17 de junho de 2011

Comportamento produtivo, de cidadania e contraproducente

            Produção, um termo importante para os gestores desde os primórdios das organizações. Percebe-se o interesse gradativo das empresas em maior produtividade e redução de custos. Logo, os colaboradores se tornam peças fundamentais para o alcance destes, visto que eles são responsáveis pelas ações e tarefas da produção. Diante disso, no papel de um dos Administradores Neuróticos, vou discorrer sobre comportamento produtivo, de cidadania e contraproducente.  
             Primeiramente, é válido destacar que estes tipos de comportamento são objetos de estudos importantes da Psicologia Organizacional. O comportamento produtivo observado nas organizações é caracterizado pelo bom desempenho, e, portanto, resulta em melhor produtividade. O comportamento de cidadania ultrapassa as exigências do trabalho, agindo beneficamente para toda a cúpula organizacional.
            Este ainda apresenta duas características: o altruísmo, que pode ser definido como a ação livre de auxiliar os companheiros de trabalho; e, a conformidade, que é realizar as tarefas que devem ser feitas, como por exemplo, a pontualidade. Finalmente, o comportamento contraproducente é maléfico para a organização, visto que é o resultado de ações destrutivas, como: agressão, roubo, sabotagem, dentre outros.
            Diante essas informações, entende-se que o comportamento das organizações pode variar, pois estes são influenciados por diversos fatores como: condições de trabalho, estilo de liderança, motivação, dentre outros. Agora caro (a) leitor (a), observe e identifique o comportamento das organizações. Vamos colocar nosso conhecimento em prática. Até mais ver...

Nenhum comentário: