quarta-feira, 11 de maio de 2011

O Behaviorismo e as Organizações!












Desde o início do século XX os estudiosos tentam mudar a forma da administração com o intuito de aumentar a produção de maneira eficiente e eficaz. A Teoria Humanista inaugurou a era da humanização das organizações. Weber tentou apaziguar o conflito das duas abordagens, mas a Teoria da Burocracia apresentou muitas disfunções, chegando a ser taxada de "Teoria da Máquina". A Abordagem estruturalista inaugurou o modelo de sistema aberto, inserindo a importância do ambiente para as organizações, tendo conseguido aproveitar o que tinha de bom as Abordagens Clássicas e Burocráticas. Mas foi o behaviorismo que introduziu o conceito de entendimento das necessidades humanas para compreensão da motivação que leva a maior produtividade. O behaviorismo (ou comportamentalismo), inaugurado por John Watson em 1913, propôs o comportamento como o objeto da psicologia, James Watson queria dar a essa ciência um status de cientificidade para a época, a fim de romper de vez com a filosofia. De fato, Watson buscava construir uma psicologia com método experimental e analítico, sem alma ou mente que pudesse prever e controlar. O comportamento pareceu-lhe perfeito para isso, já que ele podia ser mensurado, observado e era capaz de sofrer experimentos reproduzíveis. Além disso, Watson considerava que o comportamento devia ser estudado a partir de uma perspectiva funcionalista, isto é, como função de certas variáveis do meio. A idéia central era a de que certos estímulos levam o organismo a dar algumas respostas para se adaptar ao meio, através de equipamentos hereditários e da formação de hábitos. Hoje em dia, o comportamento não é mais entendido como uma ação isolada do indivíduo, tal como Watson o pensava, mas sim como uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde a sua ação ocorre. O mais importante behaviorista depois de Watson foi B. F. Skinner, que buscou trabalhar com o comportamento operante, através de uma filosofia da ciência do comportamento, que ele chamou de behaviorismo radical, que visa sua análise experimental. Os maiores problemas enfrentados hoje pelo mundo poderão ser resolvidos se melhorarmos nossa compreensão do comportamento humano. As concepções tradicionais têm estado em cena há séculos e creio ser justo dizer que se revelaram inadequadas. São, em grande parte, responsáveis pela situação em que nos encontramos hoje.



“Não considere nenhuma prática como imutável. Mude e esteja pronto a mudar novamente. Não aceite verdade eterna. Experimente”. Skinner






Referências:
-BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

http://www.webartigos.com/articles/4340/1/A-Contribuicao-Behaviorista-Para-A-Administracao/pagina1.html

Um comentário:

Unknown disse...

Queee legaaaal =)

Combinaram mesmo as minhas palavras, kkkk

. SORRISO; BEIJO; CIUMES :)