segunda-feira, 23 de maio de 2011

P-S-I-C-A-N-Á-L-I-S-E

            Você gosta de mistério? Se sim, então lhe devo informar que você ficará fascinado com a PSICANÀLISE.
O nome dele é Freud, Sigmund Freud (em alemão a pronúncia de “Freud” é “Fróid”). Ele foi um médico neurologista que radicalizou o modo de pensar a vida psíquica, tratando os mistérios do psiquismo como problemas científicos. Freud investigou as fantasias, sonhos e esquecimentos das pessoas. Esta investigação sistemática fez com que o doutor criasse a Psicanálise.
            A Psicanálise pode ser caracterizada como teoria, método de investigação e análise. Enquanto teoria é um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre a estrutura e funcionamento do psiquismo humano. Enquanto método de investigação é a entendimento dos conceitos implícitos presente nas ações e produções imaginárias, como por exemplo, delírios e sonhos. Finalmente, enquanto análise busca o autoconhecimento e a cura, que depende desse autoconhecimento.
            Hoje, observar-se a importância da Psicanálise, visto que ocorre de diversas formas: orientação, aconselhamento, base para psicoterapia, e ainda, é aplicada em grupos organizacionais. Além disso, é uma ferramenta primordial para análise compreensão da sociedade, como o crescente individualismo contemporâneo, novas formas de sofrimento psíquico e o agravamento da violência.
            “A nossa civilização é em grande parte responsável pelas nossas desgraças. Seríamos muito mais felizes se a abandonássemos e retornássemos às condições primitivas”. (Sigmund Freud)

REFERÊNCIAS
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.


Nenhum comentário: