quarta-feira, 20 de abril de 2011

Behaviorismo em Questão!

     "O Behaviorismo  vem do termo inglês behaviour ou do americano behavior, significando conduta, comportamento – é um conceito generalizado que engloba as mais paradoxais teorias sobre o comportamento, dentro da Psicologia".  

     01. Para os behavioristas qual o objeto de estudo da Psicologia e como é caracterizado?
Para os behavioristas, o objeto de estudo da Psicologia é o comportamento. O behaviorismo estuda as interações entre o indivíduo e o ambiente. Caracteriza-se pelo estudo dos eventos ambientais (estímulos), o comportamento observável (respostas) e como a experiência influencia o comportamento. Dessa forma, entende-se que a metodologia utilizada é a observação objetiva.

02.Qual ou quais as diferenças entre behaviorismo metodológico e behaviorismo radical?
Behaviorismo Metodológico proposto por Watson caracteriza-se pelo estudo do que é perceptível e observável. Aceita a existência da mente, porém nega estudá-la. Assim, nega as emoções, sensações e pensamento, pois não estão acessíveis. B. F. Skinner postulou o Behaviorismo Radical, no qual estuda o comportamento com base em análises experimentais.
     
03. Explique o condicionamento respondente.
Condicionamento respondente é o processo no qual leva o comportamento respondente. Essa espécie  de condicionamento desempenha os estímulos tendo respostas automáticas numa relação de causa e efeito. A dilatação e contração da pupila dos olhos em contato com a mudança da iluminação e arrepios por causa de ar frio são exemplos de condicionamento respondente. O condicionamento respondente está relacionado com o comportamento respondente que podemos considerar como involuntário.

04.  Explique o condicionamento operante.
O comportamento operante inclui todas as coisas que fazemos e que tem efeito sobre nosso mundo exterior ou operam nele. O condicionamento operante está relacionado com o comportamento operante que podemos considerar como voluntário. Ex: dirigir o carro e dar uma tacada na bola de golfe. 


05. Diferencie: 
- Reforçamento Positivo e Reforçamento Negativo
O Reforçamento positivo fortalece a probabilidade do comportamento pretendido que segue. O seu registro é a presença (positividade) de uma recompensa. Por exemplo, quando se alimenta um golfinho (recompensa) após ele ter se apresentado e divertido a platéia. Já o reforçamento negativo consiste na ausência (retirada) de um estímulo que cause desprazer após a resposta pretendida. Por exemplo, quando estamos sonolentos e o despertador toca e apertamos o botão para desligá-lo, o cessar do barulho irritante é um reforço negativo.


- Reforçamento Negativo e Punição
A punição difere de reforço negativo. A punição refere-se a um estímulo que se faz presente após um determinado comportamento não pretendido por aquele que a aplica, enquanto que o reforço negativo se caracteriza pela retirada do desprazer após a ocorrência de um comportamento pretendido por aquele que o promove.

- Punição e Extinção
Punição refere-se a operação de se apresentar um estímulo aversivo (aquele que aumenta a probabilidade de uma resposta que o remova), ou de se retirar um estímulo reforçador positivo de modo contingente a uma dada resposta, acarretando a diminuição temporária da freqüência dessa mesma resposta, ou seja, extingue o comportamento, com o passar do tempo, se não estimulada, tende ao desaparecimento. A extinção acontece quando uma resposta deixa de ser estimulada, reforçada, como consequência, a resposta tende a diminuir. Ambas, diminuem a frequência do comportamento.


- Fuga e Esquiva
A esquiva é um processo no qual os estímulos aversivos condicionados e incondicionados estão separados por um intervalo de tempo, permitindo que o indivíduo execute um comportamento que previna a ocorrência ou reduza a magnitude do segundo. Como exemplo podemos falar da relação entre o motor do dentista e a antecipação da dor, desviar o rosto é esquivar-se dela. Quando os estímulos ocorrem nessa ordem, o primeiro torna-se um reforçador negativo condicionado (aprendido) e a ação que o reduz é reforçada pelo condicionamento operante. As ocorrências passadas de reforçadores negativos condicionados são responsáveis pela esquiva. Já a fuga é quando o comportamento reforçado é aquele que termina com um estímulo aversivo já em andamento. A diferença é sutil, quando colocamos as mãos nos ouvidos para não escutarmos o estouro de um rojão, este comportamento é de esquiva, pois estamos evitando o segundo estímulo antes que ele aconteça. Mas se o rojão começa a pipocar e só então reajo, pode-se falar em fuga.

 - Generalização e Discriminação
Generalização É quando estímulo controla uma resposta devido ao reforço na presença de um estímulo diferente só que semelhante. Já na Discriminação o indivíduo aprendeu a discriminar estímulos quando uma resposta se mantém na presença de um estímulo, mas sofre certo grau de extinção na presença de outro. Isto é, um estímulo pode ser reconhecido como discriminativo de uma situação de reforço. (Parar num sinal vermelho, apertar a mão do chefe, beijar a colega de turma, etc). 





REFERÊNCIAS:


Olá leitores tudo bem? Essa atividade foi passada pela Professora Luciana em sala e hoje iremos discutir com mais detalhes sobre o Behaviorismo. Até breve! 

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