terça-feira, 26 de abril de 2011

Glossário do BEHAVIORISMO

-Ação: atividade prática, concreta, que intervém no real em contraste à passividade de uma atitude puramente especulativa ou teórica; atividade surgida da livre intenção de um agente, e, portanto não submetida a qualquer compulsão ou poder coercitivo.

-Aprendizagem: para o behaviorismo a aprendizagem é uma resposta do organismo a estímulos externos e que se caracterizam pelo processo de condicionamento e de reforço.

-Aversão: sentimento de repugnância em relação à pessoa, coisa ou estímulo; repulsão, antipatia.

-Behaviorismo: do termo inglês behaviour ou do americano behavior, significando conduta, comportamento – é um conceito generalizado que engloba as mais paradoxais teorias sobre o comportamento, dentro da Psicologia.

-Comportamento: O comportamento é definido como o conjunto de reações de um sistema dinâmico em face às interações e realimentações propiciadas pelo meio onde está inserido.

-Condicionamento: é uma forma básica de aprendizagem que envolve uma resposta simples ou uma série complexa de respostas a determinados estímulos.

-Discriminação: normas e regras sociais que resultam em determinada resposta de comportamento.

-Extinção: a resposta deixa subitamente de ser reforçada.

-Esquiva: é um processo no qual os estímulos aversivos condicionados e incondicionados estão separados por um intervalo de tempo.

-Estímulo: parte do mundo exterior de complexidade variável, cuja mudança qualitativa e/ou quantitativa gera reações correspondentes, proporcionais aos graus e tipos desta mudança, e capazes de serem distinguidas quanto à qualidade e quantidade.

-Fuga: ato ou efeito de fugir retirada rápida fugida evasão; ocasião favorável.

-Generalização: respondemos de forma semelhante a um conjunto de estímulos percebidos como semelhantes.

-Metodológico: referente à metodologia. Caracteriza um conjunto de processos para alcançar conhecimento.

-Motivação: na teoria behaviorista, a motivação está intimamente relacionada ao conceito de impulso, como força que impele à ação, e pode ser atribuível às necessidades primárias.

-Operante: é todo comportamento para o qual não se identifica um estímulo eliciador.

-Punição: quando há apresentação de um estímulo aversivo ou remoção de um reforçador positivo presente.

-Radical: relativo ou relacionado com o fundamento, a origem; fundamental, básico; que existe intrinsecamente num indivíduo ou coisa.

-Reforço: é chamado por toda consequência que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta.

-Resposta: reação a um estímulo, e que deste depende para realizar-se.

-Respondente: é um tipo de interação em que a resposta é emanada imediatamente após a apresentação do estímulo; comportamento não voluntário.


REFERÊNCIAS
   
-FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. 1999. Novo Aurélio Século XXI: O Dicionário da Língua Portuguesa. 3ª edição. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira.
-BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
   

Nenhum comentário: