quarta-feira, 13 de abril de 2011

Os Filósofos Gregos

Durante muito e muito tempo cidadãos se preocuparam em explicar algumas questões do espírito e naturais, com base na mitologia grega. Alguns filósofos gregos começaram a estudar o homem e sua interioridade.
E os que mais se destacaram foram os filósofos pré-socráticos que se preocupavam com a relação do homem com o mundo via percepção e debatiam se o homem vê o mundo que existe ou mundo existe porque o homem o vê.
Para Sócrates sua principal preocupação era a fronteira que afastava o homem dos animais. Ele dizia que a principal característica do homem era a razão.
Platão foi o próximo filosofo discípulo de Sócrates. Platão dizia que existia um mundo perfeito e que todas as ideais estavam lá, e que quando a gente nascia certa quantidade dessas idéias iam para a gente, já quando morríamos a alma voltava para esse mundo perfeito e a matéria desaparecia.
E por fim Aristóteles discípulo de Platão. Ele foi considerado um dos mais importantes pensadores da historia da filosofia. Ele dizia que todo o aprendizado estava na natureza. Dizia também que existiam três tipos de alma: a alma vegetativa que é presente em todos os seres até nas plantas; A alma sensitiva que é capacidade de sentir o mundo onde está, e a alma racional que é a capacidade de pensar sobre o pensamento, por exemplo quando a gente fala algo e pensa ah falei besteira essa capacidade de pensar sobre o pensamento é chamada de racional.

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei dos 3 tipos de alma não sabia disso, es um bom texto.