sábado, 30 de abril de 2011

O Behaviorismo

O behaviorismo é um objeto da psicologia que estuda o comportamento. Podemos dizer que Watson é o pai do behaviorismo, ele dizia que a psicologia precisaria ser redefinida como uma ciência que observa o comportamento. Watson defendia também que o comportamento precisaria ser estudado como função de certas variáveis do meio. Certos estímulos levam o organismo a dar determinadas respostas e isso ocorre porque os organismos se ajustam aos seus ambientes por meio de equipamentos hereditários e pela formação de hábitos. O vídeo a seguir deixará mais claro a teoria de Watson.

Comportamento Operante

O outro behaviorista importante é o Skinner que ficou conhecido por Behaviorismo Radical, que é a ciência do comportamento por meio da análise experimental.

Skinner descobriu o comportamento operante (hã?). Bem ele criou uma caixa chamada “caixa de Skinner” mais para que essa caixa servia?. Vamos saber agora, dentro dela era colocado um ratinho privado de alimento e de água. Nessa caixa tinha uma barrinha onde se o ratinho tocasse nela recebia uma gotinha de água, então cada vez que o ratinho tocava na barra ele recebia água. Foi observado que os comportamentos do rato que eram seguidos de um estímulo reforçador (a água) aumentavam de freqüência, enquanto outros diminuíam. O mesmo acontece no seguinte vídeo.

Reforçamento

É uma ação que causa uma resposta, e de acordo com a mesma ela poderá ocorrer novamente ou não.

O reforço pode ser negativo e positivo.

Um reforço negativo: é quando aumenta a ação para remover algo indesejado. Um exemplo é quando o ratinho é colocado na caixa de Skinner e recebe choques, o mesmo descobre que se tocar na barra os choques param.

Um reforço positivo: é quando aumenta a ação para receber algo desejado. Um exemplo é quando o ratinho esta na caixa e cada vez que ele bate na barra ganha gotinhas de água.

No reforçamento negativo existem dois processos importantes: esquiva e fuga.

A esquiva: é um processo onde estímulos aversivos condicionados ou incondicionados estão separados por um intervalo de tempo, fazendo com que o individuo execute ações que amenizem ou previnam o acontecimento do segundo estimulo. Exemplo disso é quando você vê um raio (primeiro estimulo) e tapa os ouvidos para não escutar as trovoadas (Segundo estimulo).

A fuga: é quando o indivíduo tenta sair de uma situação aversiva. Exemplo disso é quando rojões começam a pipocar e você fecha a porta para evitar o barulho.

Complemento:

http://www.euniverso.com.br/Psyche/Psicologia/comportamental/behaviorismo.htm

http://www.euniverso.com.br/Psyche/Psicologia/comportamental/reforcamento.htm

Nenhum comentário: