terça-feira, 29 de março de 2011

Ciência e Senso Comum

Em meu segundo dia de aula, minha professora me deu um texto chamado a psicologia ou as psicologias: Ciência e Senso comum. No decorrer dessa postagem falarei um pouco sobre esse texto, bem vamos lá. No texto vem dizendo que cada um de nós utilizamos o termo psicologia em nosso dia-a-dia, pois bem isso é verdade querem um exemplo disso? Nós mulheres sempre conversamos com nossas amigas e elas sempre nos escutam e nos dá conselhos, pois é dizemos então que elas têm psicologia para nos entender, essa psicologia é chamada de senso comum.


Vou simplificar para vocês o que é senso comum dando-lhes um exemplo do texto. É um tipo de conhecimento que vamos acumulando no nosso cotidiano (JAPIASSU, 1983), um exemplo de senso comum é quando estamos em uma rua extremamente movimentada, com veículos em alta velocidade, sabemos então medir a distância e a velocidade do automóvel que vem em nossa direção, sem precisar que façamos um cálculo físico para sabermos se dá ou não tempo de atravessar.


A ciência é formada de vários conhecimentos sobre fatos e aspectos da realidade expressa por meio de uma linguagem precisa e rigorosa (JAPIASSU, 1983, p.24-6).

Nenhum comentário: