terça-feira, 15 de março de 2011

Ações do sujeito: Subjetivar a objetividade e Objetivar a subjetividade

          Fonte da Imagem
Os conceitos de subjetividade e objetividade são essenciais para a construção da Psicologia. Através do conhecimento cientifico, busca-se o entendimento da relação entre ambos, e, portanto, identificar aspectos que expliquem a formação de ideias dos indivíduos (MACHADO, 2011).
            A subjetividade pode ser compreendida como “a síntese singular e individual que cada um de nós vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural” (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 1999, p. 20). Nesse sentido, Machado (2011, p. 2) afirma que “o subjetivismo é associado à arte, à intuição, à imaginação, à verdades relativas, ou dependentes de percepções mais elevadas.
            Por outro lado, a objetividade é entendida como o conjunto de fatores que formam o mundo externo ao homem que pode ser continuamente transformado. Para Bock, Furtado e Teixeira (1999, p. 21) é “um mundo objetivo, em movimento, por que os seres humanos o movimentam permanentemente com suas intervenções”. Portanto, a construção da objetividade depende da subjetividade e vice-versa.
            Dessa forma, podemos entender que a subjetividade e objetividade são dimensões de cada indivíduo. O sujeito é formado a partir do mundo objetivo, e, paralelamente, constrói sua subjetividade, que por sua vez molda a objetividade. Pode-se ser considerado assim, um ciclo de transformações entre o mundo exterior e interior (MAHEIRIE, 2011).    
            Diante dessas informações, entende-se que objetivar a subjetividade é a como expressamos nossos sentimentos, pensamentos e ações. Compor uma música, por exemplo. Logo, subjetivar a objetividade é a forma como os indivíduos criam conceitos do mundo que os rodeia. Um banco pode ser uma empresa ou um assento de madeira para pessoas diferentes, por exemplo.
REFERÊNCIAS
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
MACHADO, Nilson José. Objetividade e subjetividade na construção do conhecimento. Disponível em: http://www.nilsonmachado.net/20030808.pdf. Acesso em: 24 de março de 2011
MAHEIRIE, Kátia. Processo de criação no fazer musical: uma objetivação da subjetividade, a partir dos trabalhos de Sartre e Vygotsky. Disponível em: www.scielo.br/pdf/pe/v8n2/v8n2a15.pdf. Acesso em: 24 de março de 2011.


Nenhum comentário: