quinta-feira, 17 de março de 2011

"Pau que nasce torto morre torto?"

Foi com essa pergunta que Luciana deu início ao nosso debate, um questionamento que parecia ser tão simples mas que na verdade nos direcionou a tantas respostas. Depois de feita tal pergunta, a maioria dos alunos começaram a expor suas opiniões, exemplificando com algumas situações cotidianas ocorridas com os mesmos ou com outras pessoas. Na verdade, eu tenho uma idéia fixa, o ser humano é construído através de suas relações com o ambiente social, o homem é produto do meio (já dizia nosso amigo Karl Marx). Tem uma música de Gabriel o Pensador que expressa exatamente minha opinião sobre esse questionamento:


“... Muda, que quando agente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente,
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro ...”


Essa música relata bem a questão da mutabilidade do ser humano. O autor frisa bem a relação entre tempo e mudança. E é isso, o tempo e a mudança caminham juntos, o modo como minha mãe viveu é diferente do modo que eu vivo, são ‘outros tempos’, novos costumes. A verdade é que não há respostas determinadas, uns acham que as características que nascem com a gente, carregamos o resto de nossas vidas, outros discordam. Mas, como já diz uma certa propaganda que se passa na TV, não são as respostas que movem o mundo e sim as perguntas.

Um comentário:

Unknown disse...

acho que conforme a vida vai passando vamos mudando.. mas idole mantem a essencia, podemos sim mudar, mas isso depender do meio em que estamos. ex: onde e como somos criados entre outros