terça-feira, 29 de março de 2011

Subjetivar a Objetividade e Objetivar a Subjetividade

A psicologia estuda o homem em suas expressões visíveis e invisíveis, singulares e genéricas. Tais expressões, são o resultado das relações sociais e constituições biológicas de cada indivíduo (diz respeito à classe social, ao tipo de família e a nossa própria constituição física), a união dessas idéias formam o conceito do que chamamos de subjetividade. A subjetividade é construída por nossos pensamentos, emoções, sensações e comportamento – individualmente ou em grupo. Por não ser estática e está em constante movimento é caracterizada como dinâmica. Já a objetividade é a qualidade daquilo que é objetivo, externo à consciência, resultado de observação imparcial, independente das preferências individuais. OBJETIVAR A SUBJETIVIDADE é a maneira como “expressamos, materializamos e colocamos no mundo os aspectos internos e invisíveis dessa subjetividade”. Quando venho aqui no blog e escrevo os assuntos aprendidos e estudados nas aulas de psicologia, eu estou ‘objetivando’ a ‘subjetividade’, ou seja, eu represento graficamente o que eu penso, o que sinto, enfim, minhas idéias internas são externalizadas a partir do momento que eu as exponho. O contrário acontece com SUBJETIVAR A OBJETIVIDADE, que trata-se da maneira como cada um internaliza o mundo, a vivência – dependendo da situação em que nos encontramos, essas emoções, sentimentos e entendimento podem se alterar. O aborto por exemplo, eu sou contra mas há quem seja à favor. Cada indivíduo subjetiva a objetividade e objetiva sua subjetividade da forma que lhe convêm. É válido lembrar que subjetividade e objetividade se interrelacionam, dependem uma da outra, ‘toda minha ação no mundo tem uma internalização dessa ação e vice-versa.

2 comentários:

Unknown disse...

muito bom, Thalita.

Vanessa disse...

Escreve bem demais!