terça-feira, 29 de março de 2011

Psicologia ou Psicologias?


Após a leitura do texto A Psicologia ou as Psicologias, fiquei me perguntando como assim Psicologias? Reli o texto e cheguei a uma conclusão, o termo psicologias se dá devido à subjetividade da mesma. De tão difícil e complexo que é a definição do objeto de estudo da psicologia, usa-se o termo no plural para expressar essa amplitude. Posso exemplificar, outro dia eu estava assistindo televisão e vi uma entrevista de uma atriz que admiro bastante seu trabalho que é Cláudia Raia, ela estava dizendo que odiava cozinhar, que não tinha tempo pra isso e quando tinha, preferia se divertir e aproveitar a companhia de seus filhos, mas eu lembrei que eu já tinha visto uma entrevista dela a alguns anos atrás em que ela afirmava adoraaar cozinhar. Como assim, ela gostava e não gosta mais? Essa mutação que ocorreu com Cláudia Raia ocorre comigo, ocorre com você, não necessariamente essa de gostar ou não de cozinhar. Diversas situações fazem com que o ser humano se comporte de forma diferente e são essas mudanças que fazem a construção da nossa evolução – positivamente ou negativamente. As pessoas se constituem de sentimentos, emoções, valores, aprendizados e atitudes. Todos esses elementos vão se modificando com o passar do tempo, e se manifestam de maneiras diferentes em cada ocasião.

Nenhum comentário: