terça-feira, 29 de março de 2011

Senso Comum X Psicologia x Ciência



Ouvimos com freqüência em nosso dia-a-dia o termo psicologia com vários significados. Quando nos deparamos com pessoas que nos aconselham e sabem de alguma maneira nos direcionar, atribuímos a mesma o dom de psicólogo. O fato é, será essa a psicologia dos psicólogos?NÃO.Tal psicologia, utilizada pelas pessoas é denominada psicologia do senso comum.

O senso comum são conhecimentos ou aprendizados que o homem adquire no cotidiano, a partir de valores e a cultura da sociedade. É um conhecimento, digamos que, intuitivo, de erros e acertos. Já a psicologia surgiu com o intuito de analisar o comportamento do ser humano com o auxílio da ciência. Contudo, não se pode considerar a psicologia e a ciência como sendo a mesma coisa. Ao contrário da psicologia, a ciência possui exatidão nos seus objetos de pesquisa. Trata de dados comprovados e que são universais. A psicologia por sua vez, por tratar da subjetividade, possui resultados diferenciados, que variam de indivíduo para indivíduo. Cada um possui comportamentos e atitudes diferentes diante de certas situações.

A Psicologia possui 4 linhas de pensamento diferentes, a Psicanálise estuda o aparelho psíquico, o Behaviorismo estuda o comportamento, o Humanismo estuda a consciência e a Psicologia Sócio-Histórica estuda as atividades e identidade do indivíduo. A psicologia se construiu de uma maneira singular, diferente das outras ciências que tem um só objeto de estudo. Além disso, o ser humano vive em constante mutação, sendo assim, um objeto complexo de estudo. Bom queridos leitores, vamos ficando por aqui, e em breve, estaremos de volta!

Nenhum comentário: